A Pele que Habito BELEZA&SAÚDE

MENTE SANA in CORPORE SANO Alimentação Celular #cerebrojovem #pqq #biogenemitocondrial

lion

Estive recentemente em NY, e uma das coisas que me chamaram atenção nas farmácias, foi o grupo de suplementos para auxiliar na energia intracelular, e consequentemente na vitalidade de certos órgãos como coração e cérebro. Interessante lembrar que estes dois órgãos sãos os que mais consomem energia!

Todas as células do nosso corpo contêm pequenas estruturas chamadas de mitocôndrias. Funcionam para produzir a energia celular por meio da adenosina trifosfato ciclo (ATP).

  • A realização de processos metabólicos depende da adequada atividade mitocondrial.
  • O número de mitocôndrias em uma célula difere pelo organismo e tipo de tecido.
  • As células dos indivíduos jovens contêm aproximadamente 2000 a 2500 mitocôndrias por célula.
  • Nos idosos, as mitocôndrias são menos numerosas. Há perda de energia e aumento de doenças degenerativas associadas ao envelhecimento.

PQQ + CoQ10

BIOGENESE MITOCONDRIAL

IMG_5867 copy

Um ativo em particular me chamou mais a atenção nos departamentos de suplementação funcional: a PQQ. Pirroloquinolina Quinona (PQQ) – potente antioxidante associado à reparação cognitiva. Como o cérebro utiliza muita energia, alguns estudos citaram a melhora da memória a curto prazo e melhor concentração. Este ativo permite aumentar o número de mitocôndrias (o único capaz de gerar NOVAS mitocôndrias nas células existentes) otimizando a energia intracelular. Chamamos isso de “Biogênese Mitocondrial”.

IMG_5866

Outra informação pertinente é que a integridade desta energia mitocondrial retardaria o processo de envelhecimento. Outros ativos também permitem melhorar o funcionamento das mitocôndrias existentes :

  • Carnitina
  •  Ácido lipóico
  • Carnosina
  • Resveratrol
  • Coenzima Q10 (CoQ10)

IMG_5875

Este antioxidante, CoQ10, também chamou minha atenção. Estudos recentes mostram melhores desempenhos cardiovasculares e cognitivos quando os dois nutrientes – PQQ e CoQ10 – são associados do que quando são tomados em separado. Ao usá-los simultaneamente, há um maior benefício para a saúde mitocondrial.

Cuidar do corpo e preservar a mente:

Mente sã em corpo são, sabedoria ancestral que sintetiza nossa necessidade real. E reafirma a busca por uma forma integrada, consciente, presente e saudável, de viver. Essa, cada vez mais atual.

Que 2017 renove nossas energias em todos os sentidos!

Até breve! Beijos,

Dra. Jaque.

rodape atualizado copy

Você Pode Gostar

Não há comentários

Deixe uma mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.