EMBARQUE IMEDIATO Paris

MEIO-DIA EM PARIS, Primavera

Inicio de Primavera em Paris, faz frio e nem o sol durante o dia ameniza o açoite de um vento cortante. Mas isso não importa, afinal, pode existir alguma cidade mais bonita para se caminhar do que a Cidade-Luz?

O preto é uniforme das ruas, nos pés botas curtas estilo biker para as jovens parisienses ou o cult tênis de Isabel Marant, nos hotspots de moda as inevitáveis, desejadas e atemporais Birkins e Chanels com corrente prata. Os homens não dispensam uma echarpe no pescoço, charme e necessidade. As vitrines estão açucaradas por tons pastel, onde o nude e o menta reinam tão irresistíveis quanto os macarrons da Laduree.

Fala-se em crise na Europa, mas a quantidade e voracidade de consumidores em lojas do fast ao high fashion impressiona. Da Zara a Chanel, da H&M a Louis Vuitton com suas hordas asiáticas e brasileiras, da Sephora a Colette, no sábado foi mais difícil circular por lá do que em SP em dia de chuva. Inesperadas filas em frente a Christian Louboutin e na americana Abercrombie. Pelo menos, aqui uma boa surpresa, a gigante casual made in USA ocupa um prédio na Champs Elysees, sem fincar sua bandeira e vitrine na fachada. Só o acumulo de pessoas nas calcadas esperando e garotos bronzeados uniformizados com o estilo da marca denunciam o que se esconde no espaço com ares de palacete.

Longe dessa correria, sentada em um Café em Saint-Germain ou almoçando entre franceses, percebe-se outro ritmo. Nada do frenesi e urgência de um país novo e emergente. Gente que não atende celular enquanto come e conversa baixo e muito.. Crianças sem gadgets eletrônicos em restaurantes. Crianças compenetradas em museus. Pessoas que tem o cumprimento como parte da herança genética e não consideram isso frescura.

Paris teme a dissolução da sua essência, mas enquanto ela fascinar e ensinar os de fora, como nos, ela seguira como referencia, muito além da moda, para o mundo.

Você Pode Gostar

Não há comentários

Deixe uma mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.