A Verdade Despida e Crua VOCÊ TEM SEDE DE QUE?

DA ESTÚPIDA SÉRIE Enigmas que Desafiam o Bom-Senso

Falta bom-senso no mundo, e quando falo mundo não me refiro apenas a uma globalização e banais generalizações das quais observamos sem nos sentirmos parte ou responsáveis. Falo das pequenas esferas cotidianas, onde todos podemos fazer mais.

Dia desses, na praia,presenciei uma cena inusitada. Vinha caminhando na Brava  e a grande quantidade de plásticos pela areia me chamou a atenção. Recolhi  o que estava ao meu alcance – tá, aí algo que não consigo entender, como as pessoas conseguem passar por cima e ignorar, como se não pertencessem a elas, não o plástico, mas o ambiente.

img_2444

Minutos depois, já deitada, observei a prefeitura chegar para fazer a limpeza, e antes que eu pudesse ficar mais aliviada, percebi que não se preocupavam com o lixo, e sim com galhos, troncos, gravetos, tirando todos esses elementos naturais que se decompõem, e deixando o que de fato não fazia parte do ecossistema.

img_2445

Quando os indaguei, disseram que são obrigados a retirar todo os troncos-todos!-  e que o lixo que gruda na restinga eles não podem mexer, pois poderiam estragá-la. E como se essa fosse uma justificativa geral para todo o lixo da praia, seguiram, fazendo um trabalho muito mais exaustivo e sem sentido ao meu ver.

Um seguir ordens sem de fato indagar o que elas realmente significam, passando a bola da preocupação para uma rede coletiva e fora da realidade.

img_2448

Claro que eventuais  madeiras perigosas e com pregos devem ser retiradas, ou dispostas mais acima, para não voltar ao mar. Mas e o pacote de fandangos ao lado do graveto, e a garrafa de vidro, não é tão perigosa quanto?Fico me perguntando, quando vamos ter empresas públicas trabalhando e sendo administradas como empresas que precisam ser competitivas, com  pessoas pro-ativas motivadas pela meritocracia.

Tudo isso pode parecer muito pequeno e corriqueiro. Mas justamente por ser desse tamanho que me assusta. Imagina só como não são resolvidos e talvez jamais serão,  os grandes problemas.

Você Pode Gostar

1 Commentário

  • Responder
    Geraldo
    05/12/2016 em 15:50

    A sociedade está doentE, parece conformismo sin, eu já sabia e não q alguém ligue, MAS eu n sou o único c quem compartilha esses sentimentos

  • Deixe uma mensagem

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.