Amantes das Receitas FOODIES SEM TRUQUES

ALIMENTANDO AMIZADES e RECEBENDO EM CASA

#petitcomité #tablefor8 #feedingfriends #athome

Receber em casa poucos amigos é umas das formas mais deliciosas de abrir a porta da nossa intimidade, estreitando laços: da admiração, da afinidade, da gratidão. Da arte de viver.

Semana passada recebemos para um jantar aqui em casa – não é algo que eu consiga fazer com a freqüência que desejaríamos, já que formamos uma dupla que se complementa: eu adoro cuidar dos detalhes da ambientação e comidinhas, enquanto o Antonio é um anfitrião de emoção, que  harmoniza som e bebidas,  e como bom gaúcho, se o convidado for empolgado, a conversa pode rolar até o dia amanhecer.

TABLE FOR 8

 Desde a mudança para Floripa, queria muito retribuir duas vizinhas especiais  que me acolheram e que tornam mais bonito o lugar que vivemos. 

Como uma delas muito bem descreveu: “quem recebe abre o coração”, se não é assim, deveria ser. Com esse desejo, e por ser algo mais intimista, fiz absolutamente tudo – embora nem sempre seja assim, principalmente se o número de convidados for maior. 

Nessa noite éramos em apenas 8, número que considero ideal, tanto para conversas integradas quanto para uma preparação particular .

DE FORNO FOGÃO e CORAÇÃO 

Na cozinha,  minha fiel escudeira e na sala um garçom discreto e atencioso: staff ideal. 

Agora , vamos aos detalhes, e lógico, a melhor parte, as receitas… mas antes:

DICAS para Receber e Servir

  • Como seria um grupo pequeno de amigos, e por isso, fundamental a presença de todos convidados, marquei com bastante antecedência para ver a data mais conveniente a todos.
  • Uma semana antes, defini o menu, de acordo com a estação, restrições e o que meu marido gostaria de servir de bebida, além do que seria possível deixar pronto antecipadamente, como algum assado, ou cozido. 
  • O jantar foi sexta a noite, então segunda montei a lista e fiz as compras – exceto alimentos frescos como salada, frutas. Que deixei para comprar um dia antes. 
  • Durante três dias fiz os preparos antecipados, nada que me fizesse ficar na cozinha por 3 dias inteiros. Na prática, aproveitava o tempo em que eu já estava na cozinha, como quando fazia o almoço, para preparar o que podia ser antecipado. 
  • Para a decoração montei uma mesa formal, mas ao mesmo tempo minimalista, o que trouxe certa leveza. Sempre no dia anterior, para se faltar algo, haver tempo hábil para buscar.

Menu & Receitas 

Entradas para compartilhar 

  • Torradinhas Variadas 

3 dias antes – Torro alguns pães com azeite e sal, gosto de usar uma baguette e um doce, também torro pão sírio em triângulos individuais. 

  • Mussarela de Bufada com pesto sobre cama de tomatinhos marinados 

3 dias antes – Corto tomates (durinhos) em cubinhos, sem as sementes, mas com a casca e coloco para marinar com 1 dente de alho inteiro, folhas de manjericão cortadas, azeite de oliva, sal e pimenta. 

O pesto tenho sempre congelado (e a receita do meu já postei no Instagram , tá lá nos destaques). 

Na dia, coloco os tomatinhos em um prato para servir, a mussarela cortada (para facilitar – mas monto como se estivesse inteira) sobre, e finalizo com o pesto.

  • Manteiga de Limão Siciliano 

3 dias antes – Deixo meia manteiga sem sal em temperatura ambiente, depois misturo com o suco de meio limão siciliano, as raspas do limão, sal e pimenta do reino. 

No dia, tiro da geladeira uns 30min antes. 

  • Patinha de Azeitonas 

Trouxe da Grécia pronta. 

  • Dip de Queijos Espinafre e Alcachofra 

Já que estamos se encaminhando para o inverno, queria algo quente para servir, e esse Dip é sensacional, perfeito para comer com torradinhas, ou até mesmo sozinho. 

1 dias antes – Misturo em uma tigela média , o iogurte natural (mas antes dessoro por 1 hora – uso filtro de cafe), meia xícara de chá de grana padano ralado, 220 gramas de cream cheese light, 2 xícaras de chá de espinafre fresco picado (só as folhas), 1 colher de chá de alho em pó, dois vidros de coração de alcachofra em conserva picada, 1 colher de chá de pimenta do reino e uma de sal. Depois coloco essa mistura em uma assadeira – já para servir. Polvilho o topo com meia xícara de chá de grana padano ralado e meia xícara também de chá de queijo gruyere ralado. Então, coloco o filme plástico e deixo na geladeira.

No dia, 30min antes de receber, pré-aqueço o forno a 180* graus e asso por 20min ou ate que o queijo esteja derretido e dourado.

Salada 

  • Mini verdes com tâmaras, amêndoas torradas e gorgonzola 

2 dias antes – Deixo as tâmaras  e o gorgonzola picados, as amêndoas torradas e as folhas lavadas. 

Na hora, monto a salada em bowls individuais e tempero com azeite e balsâmico de figo. 

Entrada individual  

  • Gaspacho de Melão, com crispy de Parma 

Esse eu aprendi em Portugal, fácil que até dá vontade de rir, e uma delicia! Perfeito para dar uma refrescada no paladar. 

No dia anterior – Deixo o melão cortado.

No dia, asso o parma no forno, sobre o papel manteiga e sem sobrepor, e fico de olho, por que em média leva 10min, mas pra queimar é rapidinho. 

Na hora, passo o melão no liquidificador, tempero com sal e pimenta do reino e sirvo com o crispy, que pode ser inteiro ou quebradinho. 

PRATO PRINCIPAL

  • Goulash

2 dias antes – Faço o caldo de carne, o meu leva ossobuco, músculo, cenoura, cebola, alho, salsão, louro, alecrim e tomilho. 

No dia anterior – Faço o goulash, que a receita já esta nos destaques lá no instagram.

  • Nhoque de Batata doce

2 dias antes – Assei 4 batatas doce grandes envoltas em papel alumínio, ate que estivessem macias. Tirei a casca e amassei a polpa, misturei 2 ovos, 1 xícara de chá de farinha, 1 pitada de sal, 1 pitada de noz moscada e 300g de grana panado ralado. A massa não deve ser muito manuseada. Em uma bancada com farinha faço minhoquinhas e corto no formato dos nhoques. Coloco em uma assadeira, sem sobrepor e congelo. 

Na hora, cozinho em água fervente, do um choque térmico em uma água com gelo e coloco em uma frigideira para dourar com manteiga e folhas de sálvia. 

Não é simples, ele é maravilhoso, leve, mas também se desmancha super fácil. Uma idea bacana é substituir por spaetzle.

  • Creme Azedo

Fazer o principal um dia antes tem suas vantagens, no meu caso, achei o goulash um pouco apimentado, então resolvi de última hora servir junto um creme azedo, para dar um refresco nas papilas gustativas, e deu super certo, um gostinho fresh em uma receita tão tradicional!

No dia, juntei 300g de creme de leite fresco, com 200g de cream cheese, o Suco de 1 limão e meio e 1 colher de chá de sal. Misturei e deixei na geladeira atá servir. 

Sobremesa para Suspirar 

  • Pavlova 

Essa receita é segredo de estado, todo mundo tem o seu né?! Mas se trata de suspiro, coberto com creme e morangos. O segredo é só montar na hora, do contrário os líquidos amolecem o suspiro. Já servi como uma grande torta de 2 andares intercalando, e dessa vez individual que é puro charme. 

After Hour

  • Chocolatinhos, Figo com sal do Hawai e uvas geladinhas

Lembrancinha da Vicky para Voltar 

  • Bolo fofinho de Mel e iogurte

“Coisa quirida” – para usar nosso dialeto ilhéu, é surpreender os convidados com um mimo para o dia seguinte! As idéiam são várias! Dessa vez fiz bolinhos de mel e iogurte, meu mais novo vício.

No dia, unto a forma com azeite e farinha e pré-aqueço o forno a 180* graus. Na tigela da batedeira coloco 3 ovos inteiros, , 1 xícara de chá de açúcar peneirado e uma pitada de sal. Com a ajuda de um fouet bato até obter um creme amarelo claro e aerado. Junto 75g de manteiga em temperatura ambiente e bato na batedeira em velocidade alta por 2min. Em seguida acrescento 1 copo de iogurte natural (dessorado) e meia xícara de chá de mel e bato em velocidade baixa, só até misturar. Por fim junto 1 xícara e meia de chá de farinha também peneirada e uma colher de sopa rasa de fermento em pó, e bato em velocidade mínima só ate obter uma massa homogênea. Em seguida coloco a massa na forma untada, e levo para assar por 30min ou até espetar o palito no centro do bolo, e o mesmo sair limpo e seco. então deixo o bolo descansar por 10min e desenformo.

O mais importante de tudo?

Espontaneidade, fazer algo por prazer, querer e adicionar doses desmedidas de carinho.

Você Pode Gostar

Não há comentários

Deixe uma mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.