EMBARQUE IMEDIATO Punta del Este

ALÉM DE PUNTA del ESTE, por KELLY ANTES – GARZÓN

dica garzon 1

Umas das profissionais mais respeitadas da terrinha, a fisioterapeuta Kelly Antes, da Klinik Health Club, é também uma viajante sem pressa e medo do improviso, que se arrisca a sair fora de roteiros prévios. Nossa bem articulada gaúcha, que a tempos virou catarina e adotou BC, divide hoje com a gente dicas de insider da sua últimas férias em Punta.

GARZON

dica garzon 2

Conheci o charmoso balneário uruguaio em 98 e ouso afirmar que o melhor de Punta e seus arredores está longe de ser a praia. Neste verão, estivemos num lugar peculiar; que ficou praticamente esquecido há 50 anos, quando a estação de trem fechou. Num mundo acelerado, a primeira sensação que tive ao entrar em PUEBLO GARZON foi de que o tempo parou. O silêncio, a pequena praça, a estação de trem abandonada me remeteram a tempos longínquos. No povoado de 200 habitantes, a cerca de 1 hora de Punta Del Este, o chef argentino Francis Mallmann prova que a viagem pela estrada de chão batido vale cada quilômetro percorrido. Mallmann transformou um antigo armazém em frente à praça num intimista e aconchegante restaurante e boutique hotel (apenas 5 quartos):

EL GARZON, o Restaurante

dica garzon 6

dica garzon 7

 

Ao entrar, bancos que parecem cabeceira de cama em madeira verde chamam a atenção. Assim como as mesas externas, cobertas por uma parreira e um coqueiro gigante na beira da piscina. A decoração simples lá parece requintada e muito aconchegante. A essa altura, eu ainda não tinha conseguido escolher uma mesa. Dentro ou fora? Queria sentar em todas.

dica garzon 3

dica garzon 8

Amei o lugar assim que entrei, então a comida nem precisaria ser “aquilo tudo”, MAS ERA! Começando pela entrada de pães artesanais, queijo de cabra com tomate cereja e o melhor azeite de oliva que já havia provado. No rótulo, Colina Garzon, produzido na região. Falei para o Gustavo: “eu preciso comprar isso NA FONTE!” Meu marido já sabe que “teimoso é quem teima com alemão”.

dica garzon 5

dica garzon 4

Na hora de escolher o prato tive a crise de sempre. Queria provar tudo – nessas horas sempre lembro da minha irmã, que mal lê o menu e já sabe o que vai pedir – do famoso cordeiro cozido por quase 8 horas à lagosta, mas o tagliatelle con pesto rústico de almendras falou mais alto. Bela escolha, guria! Foi uma das massas mais saborosas que já provei. E não teve espaço para a sobremesa… Só para a bela seleção de tangos que continuava tocando.

dica garzon 9

A cerca de 5 km do vilarejo ficava a ‘fazendinha’ (assim pensei) onde eu queria comprar os azeites. AGROLAND – Bodega Garzon, administrada pelo famoso vinicultor Alberto Antonini, de pequena não tem nem o nome. E produz o melhor azeite de oliva da América Latina, oitavo a nível mundial, além de vinhos, mel e amêndoas. Oferece ainda degustação de azeites e queijos, passeio de balão na época da colheita, piquenique no meio das oliveiras. Munidos de azeites, belos sabores e paisagens para nunca esquecer, retornamos estrada de chão afora. Garzon é pequeno e me deu grandes motivos para voltar.

dica garzon 10

dica garzon 11

COMO CHEGAR: saia de Punta sentido Praia Brava, La Barra. Na rótula de José Ignácio pegue a esquerda (rota 9). Na próxima intersecção (cerca de 10 km) pegue a direita (sentido CHUY). Ande mais 10 km e observe uma pequena placa: Pblo Garzon, indicando a esquerda. Siga pela estrada de chão batido ate um cruzamento. A direita estará em Garzon e a esquerda, AGROLAND (a 5km).

Você Pode Gostar

1 Commentário

  • Responder
    Gustavo
    14/02/2014 em 10:58

    Parabéns pela reportagem e pelo Blog.
    Punta del Este realmente é um Excelente lugar. Super recomendo.
    Grande bjo

  • Deixe uma mensagem

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.